segunda-feira, 27 de agosto de 2007

CANA-DE-AÇÚCAR

No século XVI e XVII o açúcar era um produto bastante requisitado na Europa e alcançava um elevado valor comercial. A atividade canavieira no Brasil se iniciou pelo nordeste do país, e como se adaptou bem ao clima nordestino, logo começou a ser cultivada em larga escala. Foi nessa época que iniciou-se o trabalho escravo no Brasil.

escravos no engenho de cana









Para organizar as colonias, o rei portugues dividiu o Brasil em Capitanias Hererditarias. As terras eram distribuídas aos donatários para q eles cultivassem a cana-de-açúcar, povoassem e protegessem as terras, mas não tiveram sucesso, pela falta de recursos e pelo ataque de indígenas e piratas. As únicas capitanias q tiveram resultados positivos foram a de São Vicente e a de Pernambuco, devido ao investimento do rei.

O açúcar era a base da economia colonial. As plantações eram feitas no sistema plantation, ou seja, eram grandes fazendas que produziam um único produto. No Pacto Colonial imposto por Portugal, o Brasil só podia comercializar com a metrópole. Além da cana de açúcar, outras atividades foram iniciadas, como a do tabaco e do algodão.



Nenhum comentário: