domingo, 26 de agosto de 2007

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Em 22 de abril de 1500, chegavam ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. De primeira instância, eles acreditaram tratar-se de um grande monte, dando assim o nome de Monte Pascoal.
Na incerteza de tratar-se de um continente ou uma grande ilha, Cabral alterou o nome para Ilha de Vera Cruz, que posteriormente seria novamente modificado para Terra de Santa Cruz, assim que descobriram que tratava-se de um continente.
Em 1511, o pau-brasil fora descoberto, dando origem ao nome que nosso país tem hoje: Brasil.
Como poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo chegara à América a bordo de embarcações espanholas, para que não houvesse guerras entre Portugal e Espanha pelas riquezas a serem exploradas, foi assinado o Tratado de Tordesilhas de ambos os lados. Traçou-se uma linha imaginaria, onde 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde eram pertencentes a Portugal, e à Espanha restou as terras a oeste dessa linha.


tratado de tordesilhas




















Apesar da exploração q era feita no Brasil, Portugal mantinha o comercio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valor na Europa. As especiarias comercializadas eram cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc..
Os portugueses realizavam a extração do pau-brasil, retirando da Mata Atlântica toneladas dessa madeira, cuja tinta de cor avermelhada era comercializada na Europa. Utilizavam o escambo, ou seja, davam bugigangas aos indígenas em troca de seu trabalho de corte e carregamento de madeira às caravelas.
A coroa portuguesa começou a se interessar pela colonização a partir de 1530, com expedições organizadas por Martin Afonso de Souza. A coroa tinha receio que as terras descobertas fossem tomadas por invasores q estavam fora do tratado, como por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. A colonização seria uma forma de proteger o territorio, então os portugueses começaram o plantio da cana-de-açúcar, visando seu promissor comercio no continente europeu.

Nenhum comentário: